sábado, 19 de agosto de 2017

LIFESTYLE ... MUST HAVES


1972/1978 -  Caixa Tom Zé – Anos 70 acaba de sair do forno e chega ao mercado fonográfico. As atuais edições em CD dos quatro álbuns do artista reproduzem as artes gráficas dos LPs originais. – Tom Zé (1972), Todos os olhos (1973), Estudando o samba (1976) e Correio da Estação do Brás (1978) – que foram lançados originalmente pela extinta gravadora Continental. Já reeditados em CD, mas naquele formato que é um lixo da série Dois momentos. Esses quatro álbuns agora ganham edições individuais em CD, embaladas na caixa Tom Zé – Anos 70, produzida pelo pesquisador musical Marcelo Fróes.

Junto com os dois primeiros discos, Tom Zé (Grande Liquidação) (1968) e Tom Zé (1970) esse último reeditado em CD pela Som Livre neste ano de 2017, você tem o melhor desse genial baiano.





Chico Andrade, fotógrafo da famosa capa do album de Tom Zé, "Todos Os Olhos", confirma que a fotografia da capa foi feita mesmo usando um cú e uma bolinha de gude. A foto acima é um slide usado no lay-out da capa.

"… as fotos do lay-out foram tiradas na própria agência… e depois ampliadas e estouradas (até ficar imperceptível)… testamos na boca também… mas, a idéia era usar um cu (afinal a expressão “olho do cu” existe…) "





Em 1969 havia na TV Cultura um programa chamado Jovem Urgente, dirigido por Walter George Durst e apresentado pelo professor e psiquiatra Paulo Gaudêncio, que infelizmente nos deixou mês passado.

Uma vez conversando com o Paulo (era meu parente), perguntei sobre esse programa de 69 onde estavam presentes além de Tom Zé, os Mutantes e os Novos Baianos. Paulo me contou que o cara que mais o impressionou no programa foi o genial Tom Zé. Abaixo um trecho do programa.