quarta-feira, 20 de setembro de 2017

DIARREIA DE LAUDA

Demissões de Sante Ghedini e Ermanno Cuoghi


1977 - O importante, mesmo, aconteceu na véspera: Niki Lauda, já proclamado campeão da temporada, pegou o telefone, procurou o novo chefe da equipe, Roberto Nosetto, e informou-lhe, convicto:

"Lutei toda a noite contra minha consciência mas decidi: domingo, eu não corro".

E não correu. Por uma única razão. Cansado das pressões da Ferrari, desde que anunciou sua intenção de competir pela Brabham na próxima temporada, o austríaco ficou indignado com as chamadas últimas providências do comendador Ferrari.

A primeira: correr com três carros (para a estréia do canadense Gilles Villeneuve).

A segunda: dispensar Ermanno Cuoghi, o chefe de equipe, e Sante Ghedini, seu auxiliar.

Daí a revolta de Niki Lauda. E de nada adiantaram os apelos de toda a equipe.

No sábado, o austríaco acompanhado da mulher, pegou um avião e seguiu para Viena.

Irônico, deu uma última desculpa aos insistentes apelos:

"Estou com desarranjo intestinal e não posso correr".

Pela primeira vez no grande circo, um piloto abandonava sua equipe às vésperas de um Grande Prêmio. Assim, propositadamente.

E o resultado não poderia ser pior para a Ferrari que, como Lauda, é campeã. Reutemann, agora o nº 1, parou com problemas no carro. E Gilles, que fez sua estréia, acabou batendo na penúltima volta, quando corria em sexto lugar.

Batida. Esta foi a regra de uma corrida disputada sob um tempo ameaçador, à temperatura de seis graus, e que acabou vencida pelo sul africano Jody Scheckter. Um resultado que, pelo menos, movimentará algum interesse em torno da última prova da temporada, o GP do Japão, dia 23: Scheckter, com 55 pontos, e Andretti, com 47 pontos, brigarão pelo vice-campeonato.

As rodadas e batidas começaram a acontecer nos treinos. E Ian Ashley foi a primeira vítima. Saiu da pista de Mosport Park direto para o hospital, com as duas pernas quebradas e fraturas por todo o corpo.

Depois, na prova, logo na primeira volta, Regazzoni tentou ultrapassar Scheckter e também saiu da pista. A mais séria, porém, aconteceu entre Rupert Keegan e Hans Binder. Binder escapou ileso, mas Keegan foi parar no hospital com a perna esquerda fraturada.

Entretanto, o mais dramático iria acontecer a três voltas do final. Mario Andretti, o pole-position, liderava quando o motor do MK III fundiu. Foi o desespero. O bastante para Scheckter, uma volta atrás, avançar e ganhar.

Um azar que se repetiu para Emerson (abandonou na 28ª volta). Alex, entretanto, fez uma bela corrida. Acabou em oitavo.