domingo, 18 de março de 2018

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE FRANKFURT




1955 - Num estande de espetacular encenação, vemos na foto acima um Volkswagen, côr de marfim, sobre uma estrutura giratória de vidro: precisamente o milionésimo Volkswagen saído das usinas de Wolfsburg.

A pouca distância (de costa para cá) o diretor geral da grande fábrica, engenheiro Heinz Nordhoff, abrindo a Exposição Internacional de Frankfurt e dirigindo a palavra aos jornalistas.

Dentre todos os carros europeus produzidos em série, o popular carro alemão, é o primeiro a ultrapassar  a casa do milhão.

E, no futuro, quando o bimilionésimo Volkswagen deixar as linhas de montagem, disse Nordhoff, ainda possuirá as mesmas linhas externas. Em outras palavras, o exterior não sofrerá modificações. O Volkswagen está sendo produzido atualmente à razão de 1.280 unidades por dia, e, dessa produção diária, 700 carros são exportados para mais de 100 países.


Ainda na categoria esporte, o MG britânico, se fêz representar por esta autêntica jóia: o novo modêlo de 1.5 litros, que chega a 150 Km/h. Foi uma das surprêsas na Exposição de Frankfurt. Pela primeira vez na história, o MG de popularidade mundial se reveste de linhas inteiramente modernas. Preço aproximado: 2.100 dólares.



Este BMW 507, da tradicional marca alemã, mereceu as mais intensas apreciações. Bonito e posante, de linhas altamente aerodinâmicas, e equipado com um motor de 8 cilindros de 140 HP, 3.2 litros, permitindo alcançar 220 quilômetros horários. Modêlo super esporte, de gran turismo. Notável na sua categoria. Preço: cêrca de 26.000 marcos alemães, ou 6.200 dólares. Mais caro que um Cadillac.



Carl Borgward, de Bremen, apresentou seu recente "Isabella TS" e o "Hansa 2.400" (Pullman Limousine), o primeiro com potência de 75 hp, permitindo 150 Km/h de velocidade máxima, e o segundo com 100 hp dando 160 Km/h. Ambos se distinguem pelo reduzido consumo de combustível: 7.4 e 8.7 litros por 100 km, respectivamente.

Carl Borgward insiste em esclarecer que, no aperfeiçoamento de seus diferentes modelos, principalmente no desenho do novo Isabella, serviram de importante orientação as experiências colhidas em competições esportivas. Borgward é também construtor de carros de corridas, detentores de apreciáveis vitórias.



A Mercedes-Benz representou-se à altura: no fundo duas das famosas "Flechas de Prata" 300 SLR, de competição, que, mais uma vez, acabam de conquistar o campeonato mundial.

À frente, o conhecido Mercedes 300, carro de alta classe, e no meio, o novo modêlo Mercedes 220 conversível.



Aqui temos um "Spatz" (pardal), com carroçaria de matéria plástica. Está equipado com motor de 1 cilindro de 200cc de 10.2 hp, montado na traseira. Dá 75 Km/h e comporta 3 passageiros, com amplo espaço para a bagagem. Custa apenas 2.975 marcos alemães ( cêrca de 700 dólares) e já está sendo fabricado por Harold Friedrich.



A Auto Union compareceu à Exposição de Frankfurt com tôda a sua série de veículos de turismo e comerciais, e exibiu com especial satisfação seu grande DKW 3-6, mais largo e espaçoso que o anterior, como se vê por êste confronto.

O novo modêlo tem potência de 38 hp (contra 34 hp do anterior), motor de 3 cilindros, alcança a velocidade de 125 km/h, e à velocidade de 100 km/h gasta apenas 7,8 litros de combustível.

Consta que o DKW em futuro muito próximo, será construído no Brasil.