quarta-feira, 18 de abril de 2018

SENNA / HILL




Amigos, só um comentário sobre time Mercedes. Ainda é cedo para tirar conclusões  pois o campeonato desde ano é bem longo e muita coisa ainda pode acontecer.

Mas essas 3 etapas são importantes, porque o campeonato parece que vai ser apertado entre os times Ferrari e Mercedes.

Os carros de 2018 parecem mais difíceis de se conduzir no "ar sujo", porque tivemos 3 GPs em pistas bem distintas e o resultado foi o mesmo, dificuldade em ultrapassar. Então a culpa não é do circuito e dos carros.

Antes que algum leitor diga que viu muitas ultrapassagem, só lembrando que elas aconteceram na turma de trás. Kevin Mag fez 3 mas terminou a corrida sem os retrovisores laterais. Gorsjean fez duas mas levou com ele a asa dianteira dos adversários. Lá no pelotão da merda, Vittorio Brambilla e Andrea deCesares fazem ultrapassagens mas deixam metade do carro para trás. Na frente onde o pessoal se respeita, não tem acontecido disputa.

Hamilton na Australia foi quase um segundo mais rápido nos treinos, mas na corrida não conseguiu superar a Ferrari. No Bahrein, Bottas não conseguiu passar o Vettel que tinha pneus no bagaço. Na China, Vettel perdeu a corrida nos pits, porque dificilmente conseguiria recuperar a posição na pista.

Conclusão que chegamos é que as corridas estão sendo decididas no qualy e nos pits. Quem larga na frente termina na frente, contando que o time não faça cagada nos pits. Essa parece ser a regra este ano.

No caso da Mercedes a coisa é mais grave do que na Ferrari. Seu piloto principal vem tendo dificuldades no qualy, o que afeta o resultado na corrida. Enquanto Bottas vem sendo mais regular, (o que atrapalhou ele foi o 8 lugar na Australia), ali ele perdeu pelo menos 8 pontos. Lewis esta devendo, teve sorte no Bahrein com a retirada do Kimi que poderia ter sido o 3º naquela corrida e teve sorte com o azar dos outros na China.

Só que o piloto principal do time Mercedes é Lewis Hamilton. Isso todo mundo sabe. Lewis ganha 40 milhões por ano enquanto Bottas ganha 10 milhões. A Mercedes não é louca de rasgar dinheiro, ela paga 4 vezes mais para o Lewis porque na hora que o nó aperta é ele que vai resolver. O problema  é que seu craque ainda não entrou em campo.

Então começa o dilema dentro do time, vamos de Bottas ou damos um crédito para o Lewis?

Voltando no tempo. em 1994 no time Williams. a dupla de pilotos era Senna e Hill. Senna contratado a peso de ouro era o cara que ia trazer o título, mas as circunstancia mudaram e o piloto deles foi o Hill. Hill acabou perdendo o titulo por 1 ponto (teve o golpe sujo do Schumacher na Austrália e Hill perdeu o título) mas talvez se a equipe não jogasse tudo no Senna nas 3 primeiras etapas, Hill poderia ter sido o campeão.

A diferença de 1994 é que Senna morreu, agora no caso da Mercedes, Lewis não morreu, ele é só um morto-vivo, que pode despertar a qualquer momento. Então fica difícil para a Mercedes apostar já no Bottas. Mas por outro lado ela não pode postergar por muito tempo essa decisão, pois a briga esse ano esta apertada.

Na Ferrari ficou claro que o piloto deles é o Vettel. Na China ferraram a corrida do Kimi para tentar salvar o Vettel. Agora será que a Mercedes faria isso com o Lewis para ajudar o Bottas?