segunda-feira, 21 de maio de 2018

CONTRATO DE LEWIS HAMILTON




Amigos, tenho lido algumas notícias sobre o contrato de Lewis Hamilton, mas é aquela coisa de sempre, alguém dá um pitaco e em seguida todo mundo na internet repete e no fim fica só no boato. Então, a gente fica sem saber se a notícia tem fundamento ou não.

Vou dizer para os senhores o que eu acho. Em primeiro lugar a única pessoa que você pode dar algum crédito é o Niki Lauda, ele não é o tipo que fica espalhando boatos. Segundo ele, Lewis fica na Mercedes. Do lado do time está tudo certo, inclusive a parte do dinheiro.

Tem outro indicativo, no último GP a direção toda da equipe esteve presente assistindo o GP, inclusive seu presidente. Conclusão que chegamos, é de que o entrave nas negociações é do lado do piloto. Pelo menos é isso que está parecendo.

Agora eu vou dar o meu ponto vista de tudo isso. Se eu fosse dirigente da Mercedes, eu pensaria duas vezes antes de renovar com o Lewis. Explico:

Em primeiro lugar, tem o Daniel Ricciardo solto no mercado. É o único piloto na atual F1 que está pronto para substituir Sebastian Vettel ou Lewis Hamilton. Se a Mercedes ou Ferrari trocarem os seus principais pilotos pelo australiano, o nível não cai, e pode até subir, porque Ricciardo está mais faminto do que os "veteranos" Vettel e Hamilton. Esses dois, já tem 4 títulos cada um, são famosos e muito ricos, estão de barriga cheia, enquanto Ricciardo está com um apetite louco.

Em segundo lugar, na minha opinião, tem o problema de um dos dois (Ferrari ou Mercedes) perderem o australiano para o rival. Além de você perder um excelente piloto, você estaria dando munição para o seu inimigo.

E o caso na Mercedes é mais complicado que na Ferrari, como explico a seguir.

Caso a Mercedes renove com o Lewis, na minha visão, ela corre um risco maior.

O problema deles nesse começo de temporada, não foi só carro. O maior problema foi com o seu principal piloto. Lewis Hamilton só resolveu acelerar na Espanha. Nas etapas anteriores ele teve um rendimento medíocre (diante do seu potencial) e só lidera o campeonato por "sorte" e azar dos outros.

Agora vocês imaginem se a Mercedes renove por 2 ou 3 anos e descubra que vai ter nos próximos anos um Hamilton "desmotivado e entediado". Enquanto na Ferrari teríamos (hipótese) um jovem Ricciardo, na plenitude da sua forma, em busca do tão sonhado título mundial.

Agora explico porque o risco na Mercedes é maior.

É maior porque ao contrário da Ferrari, o time alemão não "tem cacife" suficiente para dar um "ano sabático" para o Hamilton. Teria que engolir o piloto inglês por dois ou três anos, pilotando "bem ou mal". 

Já na Ferrari é diferente, porque se o Vettel (com contrato até 2020), "pipocar", eles tiram o cara de cena rapidinho (ano sabático). O time italiano tem dinheiro para fazer isso, já fizeram isso com o tetra Alan Prost, por que não fariam com o Vettel?

E nenhum desse dois times tem "segundo" piloto à altura dos seus titulares. No caso da Ferrari, Kimi (40 anos) está em fim de carreira. Adoro o Kimi, ele vai fazer falta na F1, mas não dá para competir com gente que tem a metade de sua idade. Na F1 de hoje, com 20 anos já é considerado "veterano", não falam isso do Verstappen?

No caso da Mercedes todo mundo já viu que o Bottas é só um "sólido 2º piloto". Tem o Esteban Ocon, talento ele tem, mas será que já tem experiência e maturidade para liderar um time. Na Force India esta indo bem, mas lá ele divide as responsabilidades com o experiente Perez. Pode até ser mais rápido do que o mexicano, mas o Perez é uma referência para ele,(vide o caso do Stroll, tinha o Massa como referência e esse ano não tem ninguém).

Por tudo isso, eu continuo achando que o Daniel Ricciardo é uma peça fundamental no futuro dessas duas grandes equipes.